Instituto Pensar - Harris não é a primeira negra candidata a vice nos EUA

Harris não é a primeira negra candidata a vice nos EUA

por: Mônica Oliveira 


Mídia ignorou, mas a filósofa Ângela Davis disputou duas eleições pelo Partido Comunista

Há quarenta anos uma mulher negra, militante aguerrida no debate sobre gênero e direitos civis da população negra nos Estados Unidos compôs uma chapa para a Casa Branca: Ângela Davis.

Segundo o Geledés, diferente do que anunciou a imprensa brasileira, a senadora Kamala Harris, vice de Joe Biden na disputa rumo à presidência dos EUA, não foi a primeira candidata negra ao posto na história do país.

Antes de Harris, em 1980 e 1984, a integrante do grupo "Panteras Negras”, Ângela Davis, disputou as eleições pelo Partido Comunista, na chapa com Gus Hall.

Aos 76 anos, a filósofa, autora de obras como "Mulheres, Raça e Classe” (1980), é um dos principais nomes da luta contra o racismo no mundo.

Leia também: Kamala Harris, mulher negra, é vice de Biden na chapa democrata à Casa Branca

Assim como Davis, a temática do racismo é uma preocupação para Harris, que tem descendência jamaicana e indiana.

Vale lembrar que Harris chegou a criticar Biden durante as primárias do partido Democratas, por se aliar com senadores que pregam a segregação racial.

Aos 55 anos, Harris é senadora e durante seu mandato investiu forças na reforma do sistema policial americano, fortemente criticado de violência racial. Ela ainda tem uma longa carreira como promotora de Justiça nos EUA.

Biden lidera as projeções de intenção de voto por dez pontos percentuais, 51% a 41% entre os eleitores registrados, com 4% de indecisos, segundo a pesquisa Monmouth.

Com informações do Geledés



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: